As informações a seguir são as perguntas mais frequentes recebidas pela Fundep e respondidas em linhas gerais. Ressalte-se, no entanto, a importância da leitura do edital do concurso desejado, pois cada certame possui suas particularidades. Caso suas dúvidas não sejam esclarecidas por esse documento, a Fundep disponibiliza os seguintes canais de contato:

Fale conosco pelo site www.fundep.ufmg.br
E-mail: concursos@fundep.ufmg.br

        

CADASTRO NO SITE
Para se cadastrar no site, o candidato deve entrar no endereço: www.gestaodeconcursos.com.br, clicar no link Ainda Não Sou Cadastrado e preencher o formulário de cadastro com os dados pessoais. Nesse momento, será solicitado o cadastro de uma senha para acesso ao sistema.
Para os candidatos que esquecerem a senha, ela pode ser recadastrada no próprio site www.gestaodeconcursos.com.br, pelo link Esqueci Minha Senha. Nesse momento, por segurança, será solicitada a confirmação de algumas informações para a recuperação da senha.
REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Através do nosso portal www.gestaodeconcursos.com.br. Pelo site, pode-se verificar todos os editais e informações necessárias dos concursos novos, em andamento e homologados.
O candidato já cadastrado deve entrar no site www.gestaodeconcursos.com.br, efetuar o login clicar no link do concurso desejado e se inscrever. Caso o candidato não tenha cadastro, ele deve se cadastrar primeiro e depois realizar a inscrição.
No ato da inscrição, o candidato deve marcar a opção indicando que deseja concorrer à reserva de vagas e enviar a documentação (laudo médico), conforme regras e prazos definidos no respectivo edital.
Nesse caso, o candidato deverá solicitar a condição especial no ato da inscrição. Ele pode, ainda, comunicar à Fundep a necessidade de condição especial por e-mail, fax, ou protocolar diretamente no setor de atendimento na sede da Fundação, caso surja algum tipo de necessidade especial após a realização da inscrição.
Para a emissão da segunda via do boleto bancário, o candidato deve entrar no site www.gestaodeconcursos.com.br, clicar no concurso que está participando e digitar o n° do CPF.
Somente nos casos de suspensão, cancelamento, alteração de data ou horário do respectivo concurso é possível solicitar a devolução do valor pago na inscrição. É importante que o candidato leia o item do edital que fala especificamente das situações nas quais é permitida solicitar a devolução do pagamento de inscrição. Para solicitar a devolução, o candidato deve entrar na Área do Candidato e preencher corretamente o formulário de solicitação de devolução (banco, agência e CPF do titular).
CONSULTAR RESULTADO
A Fundep divulgará em seu site a lista dos pedidos de isenção deferidos. Essa informação constará também na área individual dos candidatos.
O candidato pode confirmar o deferimento da inscrição individualmente pela Área do Candidato ou pela lista das inscrições deferidas, que é divulgada no site www.gestaodeconcursos.com.br.
Existem duas formas de divulgação das notas: lista geral dos aprovados, divulgada no site, ou diretamente na área do candidato.
A nota de corte é a menor nota necessária para que o candidato se classifique dentro de um número determinado de vagas ou, então, para que ele seja aprovado para a próxima fase do concurso, no caso de o certame tiver mais de uma etapa.
Considere, por exemplo, a seguinte situação hipotética: em um concurso com 10.000 inscritos, com pontuação total da prova de 100 pontos e em que serão aprovados, segundo o edital, os 300 primeiros candidatos; se a nota de corte foi 80 pontos, isso significa dizer que o candidato que foi aprovado na 300ª posição fez 80 pontos, e que todos os demais candidatos aprovados tiveram notas iguais ou superiores a esta.
A Fundep não possui informações sobre convocação e nomeação. Essas informações devem ser solicitadas diretamente à instituição promotora do concurso.
Informações sobre realização de matrícula devem ser buscadas diretamente na faculdade em que o candidato foi aprovado.
A homologação de um concurso ocorre após a conclusão de todas as etapas de prova e recursos. A homologação pode ser parcial ou total.
Importante: A Fundep não homologa concursos. Esse ato é de responsabilidade da instituição promotora do concurso. A Fundação apenas divulga em seu site a homologação para informação do candidato.
RECURSOS
É o período que o candidato tem para contestar um resultado divulgado.
- Contra o indeferimento do pedido de isenção
- Contra o indeferimento para concorrer a reserva de vagas especiais
- Contra o indeferimento da solicitação de condições especiais para realização da prova
- Contra o indeferimento da inscrição
- Contra as questões da prova objetiva
- Contra a totalização dos pontos obtidos na prova objetiva
- Contra o resultado da prova aberta, dissertação, redação etc.
- Contra o resultado final
Para interposição de recursos, os candidatos deverão efetuar o seguinte procedimento:
1. Acessar o site www.gestaodeconcursos.com.br.
2. Acessar a Área do Candidato, preenchendo os dados (CPF e senha), e clicando em Entrar.
3. Selecionar o certame, clicando no nome correspondente.
4. Em Fases do Concurso, clicar no link Abertura de Recursos, da etapa desejada (Isenção, Prova de Títulos etc.).
5. Em Pedido de Recurso, clicar na sua inscrição.
6. Na caixa de texto exibida, apresentar a argumentação.
7. Após redigir ou colar sua argumentação, clicar em Criar recurso.
CONSULTA – COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO (CDI)
O CDI é divulgado normalmente 5 dias úteis antes da realização das provas no site www.gestaodeconcursos.com.br. Para acessá-lo o candidato deve fazer login no site com seu CPF e senha, em seguida clicar no concurso que está participando e clicar em Emitir CDI.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O candidato deve enviar um e-mail para concursos@fundep.ufmg.br solicitando o comprovante. Nesse e-mail deverão constar os seguintes dados:
Nome
CPF
Concurso realizado
É cobrada uma taxa de R$ 20,00 e o boleto pode ser enviado por e-mail ou pode ser retirado pessoalmente na Fundep. O documento é emitido após a confirmação do pagamento e pode ser entregue via SEDEX a cobrar ou presencialmente, pessoalmente ou a terceiros, na Fundep, dentro do horário de atendimento da Gestão de Concursos.
Sempre que ocorrerem casos como esse, o atendimento da Fundep não dispõe de recursos para solucionar de imediato a dúvida do candidato. É necessário que o candidato envie um e-mail para concursos@fundep.ufmg.br ou uma mensagem através do Fale Conosco. O questionamento será submetido à comissão de concursos e, se necessário, à instituição promotora do concurso. Após o retorno da comissão ou da promotora, o resultado será disponibilizado para o candidato.
A Gestão de Concursos da Fundep e a promotora do concurso não se responsabilizam pelo material de estudos. Quando indicados no edital, os materiais constituem apenas uma fonte de consulta sugerida.
A Gestão de Concursos da Fundep não mantém o arquivo das provas dos concursos realizados anteriormente. Arquivos como provas, gabaritos, resultados, editais, etc. ficam disponibilizados até a homologação do concurso.

©2000 - | FUNDEP - Gestão de Concursos